O caminhar em direção à nuvem, é um processo irreversível.
Se me perguntassem a algum tempo atrás sobre armazenar as informações financeiras da empresa em um arquivo na nuvem eu responderia: "Você está Louco!".
No entanto hoje armazenar informações na 'cloud' é quase uma obrigação. Todo mundo de uma forma ou outra usa 'cloud'. Todos caminham em direção à 'cloud'. DropBox, OneDrive, Azzure, Amazon e inúmeros outros são exemplos de 'cloud'. Alguns gratuitos e outros pagos, onde qualquer um pode armazenar os seus dados e recuperá-los ou visualizá-los onde quer que esteja. Esse é o grande fascínio e atração da 'cloud'. Você não tem que se preocupar com nada. Os provedores do serviço de 'cloud' se preocupam com a integridade dos dados, fazem backup dos dados e tentam manter o serviço funcionando 24 horas por dia de forma ininterrupta.
Quais as implicações desse processo, vocês devem estar perguntando. Primeiramente uma enorme pressão em cima daqueles que oferecem o serviço de internet. Se não houver uma internet confiável e de qualidade, pode esquecer a 'cloud'. Em segundo lugar isso faz com que os computadores possam menores e mais ágeis, visto não haver necessidade de que disponham de HD (hard drive) grandes e pesados. Os sistemas serão redesenhados para operar em um computador desktop, tablet e smartphone. Mobilidade total e cada vez menos papel. Vamos acabar nos tornando uma sociedade peper less.