BLOG

Usuário nunca sabe o que quer

Quando sou contratado para o desenvolvimento de uma nova aplicação eu sei que esse novo cliente, futuro usuário da aplicação a ser desenvolvida, realmente não sabe o que quer.

 

Esse fato é uma realidade e que ocorre por diversas razões.

Primeiramente ele resolve informatizar ou automatizar um processo, por que ouviu falar que vai aumentar a produtividade do seu negócio, ou então por que viu algo parecido em algum lugar ou por que não quer ficar para trás.

É feito um levantamento das necessidades, um projeto é elaborado, uma solução proposta é aceita e desenvolvida. A partir desse instante o processo na empresa é outro. A automação do processo provoca modificações na empresa. O usuário começa a ter “mil ideias”. Ele descobre como as coisas realmente funcionam e ele quer melhorar alguma coisa, ou modificar outro detalhe que não está funcionando adequadamente.

Em algumas situações as mudanças ocorrem por pressões externas, tipo novas imposições legais e fiscais. Em outros casos essas modificações são decorrentes da própria dinâmica dos negócios que estão em constante evolução, modificação, adequação a novas realidades e por aí vai.

Inclusive o comportamento dos funcionários é modificado. Existe uma nova realidade e eles têm que se adequar a ela.

Eles geram novas solicitações e novas demandas. Agora não é apenas o dono que participa do processo, mas também todos os usuários do sistema se envolvem.

A aplicação é como um ser vivo e muito dinâmico. Se você desenvolveu uma aplicação e nunca mais foi solicitado a implementar algum tipo de modificação, provavelmente a aplicação não teve o desempenho esperado ou então ela não foi corretamente desenhada.

Existe ainda a alternativa da empresa ser extremamente conservadora e altamente burocratizada e com uma tremenda resistência a mudanças.

Em suma o usuário nunca sabe o que quer e se você tem aplicação e não modifica ela, atualiza ela, incremente ela, pode ter certeza de que ela está morta.

Sobre a Estratégia S.C.

Sobre a Estratégia S.C.

A Estratégia SC atua há mais de 35 anos no mercado de Tecnologia da Informação atendendo especialmente duas áreas: Desenvolvimento e comercialização de softwares e Desenvolvimento de sistemas sob medida.

E aqui, em nosso Blog, você encontra artigos sobre o mercado de Tecnologia da Informação, comentários, novidades e comunicados da Estratégia S.C.

Endereço

Av presidente Vargas 962, grupo 414-RJ

(+55) 21 2263-4386

comercial@estrategiasc.com.br

suporte@estrategiasc.com.br

Seg - Sex: 9:00h - 18:00h

Localização